segunda-feira, 10 de março de 2014

Biologia - Exercícios Energia e Matéria nos Ecossistemas

1- Por que o fluxo de energia é unidirecional?
2- Por que o fluxo da quantidade de energia é maior no Produtor do que no Consumidor Primário, por exemplo?
3 - Explicar de que maneiras a energia pode ser dissipada ao longo da cadeia.
4- Explique o significado da PPL.
5- Analise o ciclo da água. Qual é a importância de economizar esse produto?
6- Qual o significado do ciclo do carbono?
7- Como se formaram os combustíveis fósseis? Qual é a sua relação com o efeito estufa?
8- Identifique as bactérias envolvidas no ciclo do nitrogênio.
9- Qual a importância de se plantar alfafa e soja?
10- Relacione animal e vegetal no ciclo do oxigênio.
11- Por que a substituição do CFC no acordo feito no Protocolo de Montreal?
12- Qual o mais importante composto do fósforo? Como os vegetais e animais incorporam esse produto?


Gabarito

1- O fluxo de energia é unidirecional porque sempre tem inicio com a captação de energia solar dos seres fotossintetizantes e acaba com a ação dos decompositores.

2- O fluxo de energia é sempre maior no Produtor porque cada indivíduo de cada nível trófico consome parte da energia para seu próprio metabolismo, transferindo uma menor quantidade de energia para o nível trófico seguinte.

3- Da energia produzida por uma planta, parte ela gasta em sua respiração celular, ou quando um animal como a planta ou outro animal, parte da matéria orgânica é eliminada nas fezes e outra parte utilizada na manutenção de seu metabolismo.

4- PPL é a produtividade primária líquida, ou seja, é a energia realmente disponível para o próximo nível trófico. É a PPB ( produtividade primária bruta) descontada da energia gasta para a própria respiração celular.

5- Existem dois ciclos da água, o curto e o longo. No curto não há participação de seres vivos: a água em estado líquido na Terra evapora, na atmosfera o vapor se condensa formando as nuvens que formam as chuvas que fazem a água voltar ao solo completando o ciclo. No ciclo longo: as plantas absorvem a água e utiliza parte no seu processo de fotossíntese e o resto utiliza para sua própria respiração celular liberando para o meio CO2 e H2O, as plantas também perdem água na transpiração, no metabolismo animal a água é consumida e parte liberada na urina e transpiração. Os seres vivos também devolvem a água para o ambiente quando morrem e são decompostos. É importante economizar a água pois ela está presente no metabolismo de todos os animais e é uma fonte escassa.

6- As plantas e os animais liberam CO2 na atmosfera por meio da respiração, as plantas utilizam o CO2 para fazer a fotossíntese e os animais assimilam o Carbono ao se alimentarem das plantas. Ao serem decompostos, os seres vivos também liberam Carbono.

7- No passado, restos de organismos não entraram em decomposição e foram soterrados por sedimentos e as moléculas orgânicas se conservaram com sua energia potencial química, esses são os combustíveis fósseis. A utilização destes está aumentando o nível de CO2 na atmosfera, aumentado a temperatura da Terra, causando o chamado efeito estufa.

8- Nitrossomonas que participam do processo de nitrificação e a Nitrobacter sp. que transforma nitrito em nitrato.

9- A alfafa e a soja são leguminosas que fixam o nitrogênio no solo o deixando mais fértil.

10- O vegetal utiliza o O2 para sua respiração aeróbica, assim como o animal, mas o vegetal também libera O2 na fotossíntese e o animal produz CO2 que é utilizado pelo vegetal na fotossíntese. Os dois liberam H2O na forma de transpiração e na decomposição.

11- O CFC libera cloro na atmosfera, que quebra milhares de moléculos de O3 (ozõnio), fazendo com que os raios ultravioletas cheguem na Terra.

12- O composto mais importante do fósforo é o fosfato PO4 que forma o ATP. As plantas o obtêm pela água e os animais além da água, pelo alimento que ingerem

Nenhum comentário:

Postar um comentário