terça-feira, 4 de março de 2014

História do Brasil - Governo Floriano Peixoto



          Após a renuncia de Deodoro da Fonseca por conta da Revolta da Armada, o vice- presidente Floriano Peixoto assume a presidência e reabre o Congresso que em seguida criou o Artigo 42 da Constituição, dizendo que se o presidente não tivesse 2 anos de mandato quando renunciasse deveria ser feita outra eleição para a escolha do sucessor. Sabendo disso, Floreano demonstra seu autoritarismo militar e se recusa a sair do poder. Por conta disso houve um manifesto assinado por 13 generais contra as atitudes do presidente, pedindo uma nova eleição. Floreano os obriga a se aposentarem.
         
          Revolução Federatista

          No sul do país, tinha um grupo chamado de os Pica-paus que eram unitaristas e brigavam com os Maragatos que eram federalistas. Os Pica-paus pendem ajuda ao Floreano que acaba com os Maragatos, por isso existe uma cidade em Santa Catarina chamada Florianópolis.
          Floreano recebeu apelidos de Marechal de Ferro e o Consolidador da República.
         
          Novamente há um problema entre o presidente da República e o Congresso, que novamente pede ajuda à marinha, causando a Segunda Revolta da Armada, só que dessa vez a vitória foi do presidente Floreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário